O CoLABoratório, primeira fase do Festival Panorama 2025, selecionou vinte artistas do Brasil e do mundo para atividades de investigação, pesquisa e colaboração artística. Os participantes se encontrarão no Rio de Janeiro durante três semanas, entre 10 e 31 de março, promovendo laboratórios de pesquisa, conversas, partilhas públicas e outros encontros.
Neste ano, serão exploradas as relações entre corpo e cidade, direcionando o olhar para a paisagem e a mobilidade urbana. Para guiar os trabalhos durante a residência, os artistas contarão com quatro mentores: Marcelo Evelin (bailarino, coreógrafo e pesquisador), Carmen Luz (coreógrafa, diretora de cinema e curadora), Eleonora Fabião (performer e pesquisadora) e Nayse López (curadora e diretora do Festival Panorama). Os encontros acontecerão no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro.
Entre os artistas brasileiros selecionados há representantes de sete estados: Rio de Janeiro, Ceará, Piauí, São Paulo, Maranhão, Paraná e Minas Gerais. Em breve serão anunciados os participantes internacionais do Panorama 2025 – CoLABoratório, que acontece em parceria com o Sesc RJ.
O CoLABoratório é uma plataforma de residências artísticas que, há duas décadas, promove a experimentação criativa e a formação em artes cênicas. Referência em espaço de criação em dança no Brasil, o projeto valoriza o trabalho coletivo, propondo novas perspectivas para a criação artística. Saiba mais em www.panoramafestival.com
O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, e tem parceria do Sesc RJ, Goethe Institut e Van Cleef & Arpels.
|
|