Notícias

Malvinas: O Diário de uma Guerra

Ricardo Pereira

Ricardo Pereira

‘Malvinas: O Diário de uma Guerra’ é a história da paixão de um repórter pelo seu ofício. Correspondente da Globo em Londres na década de 80, Ricardo Pereira cobriu a guerra das Malvinas, iniciada em abril de 1982. O conflito entre a Argentina e o Reino Unido durou 74 dias e deixou 255 ingleses e 649 argentinos mortos. Um ano após o fim da guerra, o jornalista foi às Ilhas Malvinas e encontrou, nos campos, perto de Goose Green, onde aconteceu uma das mais importantes batalhas, o diário de um soldado argentino. Ele leu alguns trechos em uma de suas reportagens, mas teve que devolvê-lo ao oficial britânico que o acompanhava. Quase quarenta anos depois, quando vivia em Lisboa e já como diretor do escritório da Globo em Portugal, Ricardo descobre um câncer grave e dá início a uma dolorosa jornada de recuperação e convivência com a doença. No dia em que recebe a notícia de um novo tratamento na Alemanha que poderia dar a ele mais tempo de vida, também fica sabendo que o veterano Adrián Sachetto, dono do diário, está vivo e mora na Argentina. O jornalista decide ir ao seu encontro para fazer um convite: voltarem juntos às Ilhas Malvinas. Doente, cansado, desenganado pelos médicos, ele enfrenta uma outra guerra: a do repórter que precisa contar sua última história.
“O fato de saber que o soldado estava vivo despertou o repórter que havia dentro dele e o manteve vivo para contar mais uma história, a última história como ele mesmo dizia. E isso é muito bonito. Infelizmente, ele não conseguiu finalizar e contar do jeito que queria. Nós tivemos que adaptar o documentário, mas mantivemos o eixo principal que é essa paixão do repórter”, explica a jornalista Eugenia Moreyra, diretora do documentário. Eugenia era uma das amigas mais próximas de Ricardo Pereira e assumiu a direção da produção após a morte dele em dezembro de 2023.
Ricardo e Adrián embarcaram para as Malvinas acompanhados de suas famílias. Alguns imprevistos acabaram mudando os planos das gravações. O jornalista faleceu duas semanas após voltar de viagem. Coube à filha, Sofia Pereira, produtora executiva do documentário, dar continuidade ao projeto.
“Meu pai voltou a ter vontade de viver, de trabalhar. A gente ficava até às três horas da manhã fazendo pesquisa sobre a guerra, ele ficava superanimado ao fazer novas descobertas porque, apesar de ter coberto o conflito, ele não sabia em que grau isso ainda era uma ferida para os argentinos. Ele se reconectou com várias pessoas do passado e eu consegui partilhar esses momentos com ele. Para mim foi muito importante ter conseguido fazer essa viagem ao lado dele e ter passado todos esses meses trabalhando nesse projeto junto com ele”, conta Sofia.
O documentário traz imagens de arquivo e reportagens de Ricardo e da Globo na época, além do uso de animação para reconstituir os conflitos. O filme também ouve amigos do jornalista, como Drauzio Varella, sobre a batalha dele contra o câncer e a empolgação com a possibilidade de reviver essas memórias e contar mais uma história.
‘Malvinas: O Diário de uma Guerra’ tem direção de Ricardo Pereira e Eugenia Moreyra, produção executiva de Sofia Pereira e Clarissa Cavalcanti, e edição final de Dani Dantas. O documentário será lançado no Globoplay no dia 3 de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *